
1. O quadro
De início, não gostava do quadro: estava meio cheinha quando a retrataram. Hoje, está bem mais cheia. No quadro, porém, cada vez mais vazia.
.
2. Privacidade
O respeito à privacidade é a base do casamento deles. Mesmo em casa, quando um deseja ver o outro, sempre combinam antes pelo celular.
.
3. O pé frio
Perdeu os pais na infância, o único irmão na adolescência, a esposa durante a gravidez. A criança sobreviveu – sabe-se lá por quanto tempo.
.
4. Forra
Chorou quando viu o cão mastigando a sua chupeta. Mas logo se acalmou e foi, engatinhando, à forra: roeu bem roído o osso do desafeto.
.
5. Desconto
– Eu nunca o traí, amor. Quantos vezes já lhe jurei isso?
– Trinta e sete. Sem contar aquela do imbecil que enfartou na entrada do motel.
.
6. Solução
A compulsão de comprar era tal que a sua cozinha já virara depósito. Incomodada, decidiu: “Vou comprar um fogãozinho para o banheiro.”
.
Nua, a seu dispor, na cama forrada de seda, a mulher mais linda do mundo. Até que abrisse os olhos e desse com o teto bolorento da cela.

8. Sapoti
No balanço que pendia da sapota, empurrava a irmã tão alto que acabou engastando-a entre galhos. Correu para casa. “Mãe, a Lu virou sapoti!”
.
9. Posição
Não era alto, dava para pular dali sem risco. Mas de um lado via uma multidão dizendo é isso; do outro, outra multidão dizendo não é.
.
10. Pombo de louça
Atacava com a atiradeira os pombos que infestavam o quintal da vizinha. Aí surgiu a mulher, furiosa, brandindo cacos do pingüim.
.
11. O rei não está nu
Saiu no carnaval vestido de rei, mas ladrões o puseram nu. Como ninguém disse nada, continuou a reinar na folia, fantasiado de nudista.
.
12. Perfeição
Enfim, a perfeição como escritor: transmutara-se
.
Saudava os passantes enquanto ia subindo a ladeira. Tão alegre e saltitante que todos viram, com clareza, que ele a estava descendo.
.
14. O segredo
“Onde, diabos, eu guardei – se perguntava – o papel em que anotei o segredo do cofre?”
15. Pesadelo
Seu pesadelo – toda a humanidade a cair num abismo – virou sonho: pára-quedas se abriram. Acordou ainda no ar, vendo os jacarés lá embaixo.
.
¬¬ ¬¬¬ ¬¬
.
Ilustrações: Vanessa Iacono (clique aqui para conhecer o seu blog)
,
Leia mais 14 contos de réis aqui, 13 aqui, 12 aqui e 11 aqui.