quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Cândidos nas vitrolinhas

.

Anga Mazle.. . . . .

Na postagem anterior, Teophanio Lambroso comentou sobre o novo CD da cantora e compositora paulista Simone Guimarães – Cândidos – que será lançado em dezembro, durante turnê que terá shows em Fortaleza, São Paulo, Ribeirão Preto, Brasília e Rio de Janeiro. Teopha implicou com o titulo do trabalho, especulando se seria uma referência ao indigenista Cândido Rondon ou a João Cândido, o heróico líder dos marinheiros na Revolta da Chibata, que acaba de completar 100 anos. Muito sonso, como se não soubesse que o CD é todo dedicado a composições do cearense Isaac Cândido. E ainda aproveitou para implicar também com a própria Simone, pelo fato de uma paulista estar, segundo ele, “traindo a raça” ao gravar músicas do Ceará num momento em que ocorrem manifestações altamente preconceituosas de paulistas contra os nordestinos.

Então nos lembramos que da mira irreverente e cáustica do Teopha escapou o Cândido mais associável ao CD e, por oposição, ao momento de intolerância fascista protagonizado por aqueles paulistas: o grande pintor brasileiro Cândido Portinari. Paulista, de Brodowski, Portinari tem em sua obra diversas telas e murais cujo tema é a vida da população pobre no Brasil, dentre eles o famoso Retirantes (ao alto) que retrata o drama das vítimas da seca no Nordeste.

Comeu mosca, hem, Teopha!

E Portinari e Simone Guimarães são apenas dois dentre muitos artistas de São Paulo que souberam olhar, candidamente, para a vida e a cultura daquela região que, apesar de todas as condições adversas, deu ao Brasil nomes da grandeza de José de Alencar, Gilberto Freyre, Câmara Cascudo, Gonçalves Dias, Graciliano Ramos, João Cabral, Franklin Távora, Jorge de Lima, Ariano Suassuna e tantos outros.

Já que falei no grande pintor Portinari, posto também uns quadros da cantora, com apresentação dela mesma.

Vitrolinhas Guimarães



. . . Clique para ampliar as imagens!


Veja as minhas Vitrolinhas.

Adoro elas. Já fiz várias e pretendo fazer muitas mais.

Nelas se toca a melhor música, a música dos meus sonhos.

Jackson do Pandeiro, Chet Backer, Milton Nascimento, Chico Buarque, Cesária Évora, Inesita Barroso, Tião Carreiro e Pardinho, Pena Branca, A Estória da Dona Baratinha, A Formiguinha e a Neve, Tom Jobim, Guinga, Edu Kneip, Isaac Cândido, eu mesma e vários outros do meu coração... Um de cada vez. Ou, algum dia, quem sabe, todos ao mesmo tempo, cada um na sua vitrolinha.

Por tudo isso, mostro essas para você.

Escolha uma e ouça... ouça a música do seu coração.

Beijos,

Simone Guimarães

.

26 comentários:

Regina Conde disse...

Adorei a sua postagem, Anga, que complementa, com delicadeza, a engraçadíssima crítica do Teopha.

Só que vocês estão me causando urticárias de curiosidade de conhecer o trabalho do Isaac Cândido, que deve estar lindo na voz da Simone.

Beijos

PS - Quero uma Vitrolinha Guimarães!

Márcia Luz disse...

Eu adorei as vitrolinhas e a seleção musical que elas trazem. Muito chique isso tudo!
Beijos

Wilden Barreiro disse...

Tomara que a grande mídia faça coro com o Desinformação Seletiva, Anga, porque pelo que conheço de vocês e pelo gosto musical e sensiblidade da Simone Guimarães, esse CD só pode ser pra lá de excelente.

Beijos

Fabi disse...

Ótimo post. O blog de vocês surpreende sempre, pela variedade de temas e pela qualidade dos textos e imagens.

Vocês podiam pôr também um link de alguma música gravada pela Simone.

Bjs

Antonio Alves disse...

Chega, pessoal!
Eu já sou apaixonado pela música da Simone Guimarães, não me obriguem a ficar apaixonado por ela também. Não por mim, mas pelo bem dela. Apaixonado, sou o cara mais chato do mundo!

Beijos, Anga!

Pólen Radioativo disse...

Adorei, Anga!!!
E só trazer a brasa pra minha sardinha, vou acrescentar à tua rica lista Gonçalves Dias e Ferreira Gullar como representantes da minha parte do Nordeste.

Beijinhos pra ti!!!

Anga Mazle disse...

Regina

Pode se coçar à vontade, querida. Você vai ser recompensada quando ouvir o CD ou vir o show. Aqui no Rio, será nos dias 21 e 22 de dezembro, no Teatro Solar.

Beijos

¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬

Márcia

Também adoro as vitrolinhas. Tem mais umas dez lindíssimas, pena que não estejam digitalizadas.

Beijos

¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬

Wilden

O Tuca está coordenando a divulgação do trabalho. Tenho certeza que ele está passando a "partitura" a todos da mídia, e o coro há de ser nota 10. O trabalho da Simone e do Isaac merece.

Beijos

¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬

Fabi

Obrigado, querida.

Postaremos algumas músicas, sim. pode aguardar. Adoro a versão que ela gravou de Milagre dos Peixes, cantando com o próprio Milton Nascimento.

Beijos

¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬

Antonio

Apaixone-se sem receio. Chatice de apaixonado, a Simone tira de letra!

Beijos

¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬

Pólen

Não sabia que você era maranhense, querida. Gonçalves Dias... muito bem lembrado! O outro eu não incluí de propósito É um grande poeta, mas parece tem vergonha de sua terra, ou de seu povo mais humilde. Como Caetano Veloso, demonstra uma arrogância, um complexo de superioridade em relação aos menos cultos que me irrita profundamente. A pecha que o baiano aplicou em Lula – apedeuta – se encaixa como uma luva em ambos, dois ignorantes da principal virtude humana: a sabedoria de não menosprezar ninguém.

Beijos

Gi disse...

Mas que Vitrolinhas preciosíssimas , hum?

Fico explodindo de felicidade quando vejo os nossos grandes nomes sendo reconhecidos e exaltados num trabalho grandioso como esse de Simone. Ela sim, juntamente com Portinari e muitos outros, souberam olhar para esta terra e este povo tão sofridos e injustiçados não com olhos de quem vê mas com olhos de quem sente. E o resultado não poderia ser diferente , não é mesmo? Quando se usa os olhos da alma , tudo fica mais nítido e mais bonito.

Fico ansiosamente à espera da chegada de Simone aqui na terrinha!
Com certeza ela já tem um lugar mais que especial no coração de todos nós deste lado (quente) do país! ;)

Beijooo

Aleatoriamente disse...

Olá linda.Amei as vitrolinhas e o texto em geral.

Um brijinho.
Fernanda.

Rindo de nervoso... ainda disse...

Anga, my sweet, Teopha porta tal cacoete... por vezes dorme muito, mas acorda lúcido que só. E foi nas durezas da boemia que ele aprendeu a diferenciar cândido de cândida, e, sempre que pode, defende sua própria candura da ação gozosa dos fungos e desilusões amorosas. E que se multipliquem as vitrolinhas Guimarães...

Anga Mazle disse...

Gi

Ontem falamos, Tuca e eu, de você com a Si. Seu miraculoso licor caseiro já caiu na boca do povo aqui... rsrs

Dia 26 ela embarca aí pra Fortaleza, pros ensaios e últimos retoques no show da turnê, que você e todos os cearenses poderão assistir nos dias 4 e 5 de dezembro. Bem, vocês vão ter de se apertar um pouquinho para caberem todos no teatro...

Beijos


¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬

Fernanda

Obrigada. linda.

Você está irresistível, assim, de Mamãe Noel!

Beijos

¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬

Paulinho

Que saudade, meu naco de rapadura mineira!

A Simone está pensando em invadir o seu latifúndio virtual semi-abandonado, terra fértil para o plantio de vitrolinhas e outros produtos maneiros das Organizações Guimarães.

Beijos

Tita Nasc disse...

Estou apaixonada pelas Vitrolinhas Guimarães. Quero uma!

Já escrevi pro Tuca pedindo pra ele encomendar uma pra mim. Veja você também, Anga, se a Simone me vende uma. E se for com esse pessoal todo aí tocando e cantando, melhor!... rsrs

Bjs

Marcel Zaner disse...

Sugiro uma postagem sobre a Cândida Erendira, do Garcia Marques, pra feminilizar essa "candidíase"...

Beijos, Anga!

Americo Gentil disse...

Ótima postagem, Anga.

Grande figura a Simone Guimarães, com seu talento musical e gráfico!

Um abraço

Anga Mazle disse...

Tita

As vitrolinhas estão fazendo muito sucesso. Não sei se a Fábrica Guimarães vai dr conta de tanta demanda. Mas vou encaminhar sua encomenda.

Beijos

¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬

Marcel

Melhor não entrar mulher nessa história, não. Que aí vão entrar a apresentadora Maria Cândida, a atriz Maria Fernarda Cândido... e a coisa não vai ter fim.

Beijos

¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬

Americo

Obrigada, querido. E você ainda não viu as esculturas com sucata que a Simone faz...

Beijos

Mônica Farias disse...

Eu já vi a reportagem sobre o cd, ouvi as músicas e já tenho o audio em meu cel. Essa pessoa comeu um mosqueiro inteiro...rsrs
Essa voz é linda, me apaixonei em 2003 com a bela 'baião Barroco' Quero muito poder ir ao show em SP.
Muita paz e parabéns pelo blog.

Mônica Farias

Luis Paulo Quintela disse...

Post super cândido, Anga!

As vitrolinhas da Simone Guimarães são um luxo, de uma simplicidade sofisticada como a música que ela faz e canta.

Beijos

Anga Mazle disse...

Mônica

Adoro "Baiãp barroco" também.

Obrigado, querida. Vou ver o sgow aqui no Rio, mas o Tuca estará no de Sampa, dia 7 próximo.

Beijos

¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬

Luis Paulo

Você tem razão. Há mesmo uma forte identidade entre a música e a pintura da Simone.

Beijos

Anônimo disse...

Escolho Tom Jobim!

Obrigado por seguir o meu blog. Também vou te seguir.
Abraço.

Raíssa Momesso disse...

Sinto meu blog tao pequenino perto do teu rsrs.. serio! o teu é cheio de conteudo, muito bem elaborado, e o meu? ahh o meu só sabe falar sobre minhas confusoes sentimentais =( haha beijao!

Ricardo Novais disse...

Maravilhoso texto! No entanto, entre os grandes nomes que a região nordeste deu ao Brasil, faltou mencionar, que me perdoem ao túmulo Drummond, Vinicius, Bandeira, Cabral e por aí vai, o nome de nosso maior poeta: Augusto dos Anjos.

Asseguro que paulista que é paulista antes de tudo se sente brasileiro. Ainda mais e tiver nascido no planalto onde todos os piratiningas se encontram... A única vantagem que S. Paulo tem para o restante do país é no futebol, mas isto se deve às glórias de um certo clube mágico existente lá para os lados de Vila Belmiro. Porém, isto já é outra história; e de resto o chapéu republicano e federativo parece ir bem nesta terra bandeirante.

Um abraço.

Maria Janice disse...

Anga, pecaste em um aspecto: foste contraditória em relação ao nome do blog. Vim te ler e recebo informações seletivas. Excelentes!
E adorei as vitrolinhas, quero ouvir a música desta guria.

beijo,
Janice.

Recado pro Tuca: te vi assoviando disfarçadamente lá pelo microcosmos. Não tema, tem antítodo pra todo veneno que eu publique lá.
beijo pra ti, guri.

Anga Mazle disse...

Anderson

Ótima escolha!

Seja bem-vindo, querido.

Beijos

¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬

Raíssa

Nosso blog, não se esqueça, tem quatro cabeças - embora não lá muito pensantes, é verdade...

De mais a mais, querida, suas "confusões sentimentais" são bem trepidantes!

Beijos

¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬

Ricardo

Sei que Augusto dos Anjos nasceu no Nordeste e também o considero genial. Mas vai tentar dizer pro Tuca que o grande poeta paraibano não era mineiro de Leopoldina, cidade onde morreu. Nosso parceiro, com a modéstia que lhe é peculiar, diz que "o Guguto naturalizou-se leopoldinense ao decidir, às vésperas da Encardida o levar, ser enterrado lá, para adubar a terra em que eu iria ser semeado e germinar".

São Paulo é maravilhoso, não merece aquela gente (?) que andou abrindo a boca podre no Twitter pra atacar o Nordeste. Brasileiro que não gosta de brasileiro tem mais é que ir pra Miami, né?

E viva o Santos, o único time do mundo que merece vestir o aagrado uniforme branco do meu amado São Cristovão!

Beijos

¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬

Janice

Tens toda a razão, guria. Me perdoa, prometo que isso não voltará a acontecer.

Não quero me meter nas trapalhadas do Tuca, não. O máximo que posso fazer é dizer pra ele vir aqui, ou ir aí no teu blog, para se explicar.

Beijos

Tuca Zamagna disse...

Ô Janice, eu lá sou de tomar antídoto contra veneno teu?

Quero mais é me envenenar até cair nas nuvens, guria!

Beijão

Malena disse...

Amo a cultura e a música Brasileiras.
Mal posso esperar para conhecer esse disco!
Obrigada pela divulgação! :))
Abraço de Portugal

Lua Nova disse...

Anga, só vc mesmo pra dar esse peteleco nas orelhas do Theofa...
Ele escreve bem mas é difício aguentar essas opiniões radicais e machistas dele. Oh cabra! Só pensa "naquilo"... rs
Beijokas.