quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

O Enigma da Pedra da Gávea

¨
Peguem suas bóias que
a canoa vai virar com
.
¨








. . . . . . . . . . . . . . . ; . . . . . Prof. Edson Rocha Braga


.

A Esfinge da Pedra da Gávea foi mesmo esculpida pelos fenícios.


Essa hipótese já era há muito aceita nos meios científicos, mas só agora pôde ser comprovada, com a recente descoberta do significado das inscrições milenares que ali existem.


Elas contam toda a história da esfinge.


Começou numa manhã de abril, quando uma nau fenícia tanto ou quanto extraviada tentava contornar a costa da América do Sul para descobrir o Caminho Marítimo para Tebas.


Do alto da gávea da embarcação, um fenício manco avistou no horizonte uma gigantesca montanha com o formato de uma girafa e imediatamente batizou-a de Pedra da Gávea, em homenagem ao local de onde ela fora avistada.


Os fenícios entraram pela Lagoa da Tijuca, aportaram perto de um roçado de mandioca dos tamoios (onde é hoje o Bar dos Pescadores). Deles souberam, por mímica, que a girafa fora esculpida pelos hititas, que haviam estado por ali questão de meses antes.


Como os hititas eram seus inimigos figadais, os fenícios decidiram não permitir de forma alguma que a girafa ali permanecesse. Pegaram alguns martelos e formões, subiram na pedra e começaram a trabalhar.


Quarenta e cinco anos depois, haviam conseguido transformar a girafa em uma esfinge: fora-se a marca dos hititas e ficara a dos fenícios, que tanto nos maravilha e embasbaca.


As inscrições somente não explicam a estranha razão que teria levado os hititas a esculpirem uma girafa na pedra, mormente sabendo-se que eles moravam longe. Suspeita-se seja este o verdadeiro Segredo dos Hititas.


Quanto à nau dos fenícios, afundou sem deixar vestígios na Lagoa dos Patos.

¨.

6 comentários:

Manoel Joaquim de Oliveira Cabral disse...

pjdc hyhj gwhd dwaxf iv ukftkub!

Tuca Zamagna disse...

Hahahahah! Vocês fenícios descendentes de hititas são burros mas muito engraçados!

Jorge Eduardo disse...

O que o Prof.Rocha Braga não esclarece é o fato que àquela época, 352 anos e dois meses AC, o nível do Oceano Atlãntico estava muito mais alto ( curiosamente apenas nas cercanias do Rio de Janeiro) razão pela qual, tanto a Pedra da Gávea como o Pão de Açúcar configuravam-se como pequenas ilhas.
O Governo Tamoio lançou então um concurso mundial de esculturas naquelas duas ilhas obtendo apenas a participação do artista fenício
Wyhlm Rhsjk e do escultor egípcio Ramsés Bounarotti que se dispos a esculpir um Ibis no então Pãozinho de Açúcar.
Ao cabo de quarenta e dois anos(O Prof. Braga somou os três anos que durou o julgamento)as autoridades tamoias declararam um empate. Como não haviam previsto essa possibilidade, picaram os dois artistas e ensoparam-nos com inhame, servindo num banquete às comunidades carentes da que seria a futura Rocinha.

Tuca Zamagna disse...

Fundamental o seu esclarecimento, caro desembargador-dechavador J. E. Alves de Souza. Graças à sua brilhante exposição, logrei me lembrar que, na ocasião, recebi pelo meu computador a vapor um convite para participar do evento como carregador de cavacos de pedra, em mensagem assinada pelo próprio cacique Marcos Tamoio.

Marquesa disse...

Caros Senhores,

Não sei como consegui viver até minhas 118 primaveras, completadas neste tórrido verão, sem tão preciosas e essenciais informações.

Gratíssima,
Marquesa

Tuca Zamagna disse...

Pois eis que chegou a hora da onça beber água, gatíssima. Fé no diabo e pé na jaca!