sábado, 16 de agosto de 2014

"Eles andarão... Eu andorinha!" - Haicais

.


                                                                                                  Seu Juca Sem Fio
Rumo
Às vezes preciso
suspender a caminhada
pra perder o rumo.

Louca de pedra
Amor sem tamanho
por essa louca de pedra
a que chamam vida.

Valores
Qualquer bomba ou míssil
vale muito mais que mil
anjos palestinos.

Música
Caminho com música
e não há rádio nem pássaros:
eis meu coração.

Saber
Não confie nos cegos,
surdos-mudos e aleijados:
eles sabem tudo.

Aranha
Aranha faz teia
como quem tece a rotina
e não o destino.

Reflexo
Só paro de olhar
para a frente quando o chão
as nuvens reflete.

Conselhos
Não ando até o mar
pra admirá-lo ou me banhar,
só pra ouvir conselhos.

Liberdade
Passarinhos cantam
a liberdade na gaiola
e até embalsamados.

Rastros
Nunca sigo os rastros
que encontro pelo caminho:
vai que sejam meus.

.

20 comentários:

marlene edir severino disse...

Esmero!

Nem saberia qual escolher - gostei de todos, Tuca!

Por ora, fico com os conselhos do mar.

Beijão!

Deco disse...

"Qualquer bomba ou míssil
vale muito mais que mil
anjos palestinos."

Perfeito, Tuca!

Abração

Regina Lemos disse...

Seu Juca é o máximo, Tuca!
Bjs

PEQUENOS DELITOS RENOVADOS disse...

Caro Tuca....
Post sensacional... rico em lirismo e em força poética. Quem é o "Seu Juca"?? É um poeta, um "alter-ego"?
Pois bem, adorei o "haikai."
Tomo a liberdade de apresentar um que fiz no meu antigo blog de poemas (está oculto o blog!).
Gostaria de receber sua crítica:

"Teu sexo. Pétala.
Não me canso. Tapete perfumado.
Descanso, renovado."

Grande abraço!

Cheap Blue disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Cheap Blue disse...

This is very interesting, You're a very professional blogger.
I've joined your rss feed and sit up for in quest of extra of
your fantastic post. Additionally, I've shared your
web site in my social networks.

Frederica disse...

Líricos, bem humorados e sábios hai cais. Adoro o Seu Juca Sem Fio.

Beijos, Tuca!

Unknown disse...

♥ Bello

Primeira Pessoa disse...

Seu Juca Sem Fio anda iluminado, Seu Tuca Z.

Beijão,

R.

Jaime Guimarães disse...

Seu Juca sem fio é muito sábio, Tuca! :) Rapaz, gostei de todos - aliás, haicais me encantam, desde os tempos que descobri Bashô na faculdade.

Gostei muito deste:

"Às vezes preciso
suspender a caminhada
pra perder o rumo."

Perfeito, profundo e maravilhoso!

Um abraço!

Aline Chaves disse...

Belíssimos hacais, Tuca!
Liberdade, Valores, Conselhos e Rastros são os meus favoritos.
Beijos

ametsak disse...

Nice blog, I love the name!

Sandra Cristina de Carvalho disse...

Olá Tuca, tudo bem?
Gostei desse cantinho, sabia? Suas emoções expressas, pura emoção. Gostei do que disse: "Caminho com música e não há rádio nem pássaros:
eis meu coração." Não há som melhor, não é? Às vezes a gente se enche dos barulhos externos e, eis que ele sozinho faz a nossa trilha sonora: o nosso amigo de sempre, coração.
Obrigada por me seguir. Apareça mais, faça mais visitas ao meu blog, deixe seu recadinho.
Tenha um domingo abençoado!

XicoAlmeida disse...

Parece olhando de soslaio pura retorica, mas tem muita profundidade visto com olhos de ver.

Wagner Sabbado da Rosa disse...

Wow, muito legal os poemas do Seu Juca Sem Fio.
http://cabecavaziaouumvaso.blogspot.fr/

Cristina disse...

Un sitio encantador!
Abrazos desde Uruguay!

Lu Almeida Imoto disse...

Lindos haicais!

"Rastros" é audacioso...

Parabéns!

Victoria disse...

Este año como cada año, nuestro tren parara en alguna estación, depende de cada uno de nosotros dejar ir a la tristezas, miedos, frustraciones, malos momentos, desamor. Agradece a cada uno de ellos.. su compañía y sus enseñanzas, aunque hayan sido dolorosas, déjalos ir, déjalos bajar de este tren. Deseo que en esta parada, a tu tren suban miles de bendiciones, sueños alcanzables, amor, abundancia, fuerza y determinación para seguir tu viaje.
Hoy en mi vagón quedaran puestos desocupados y espero te sientes a mi lado para compartir junt@s este nuevo viaje. FELIZ NUEVO COMIENZO EN ESTE AÑO 2015!!!

Olívia Fofão disse...

Estou muito feliz por conhecer seu trabalho. A sua arte é genial! bjs

Maria Eu disse...

Já diz o ditado português: "Os melhores perfumes vêm nos frascos mais pequenos".