terça-feira, 5 de março de 2013

O Grande Desfile de Pin-ups - V




Penetra no desfile
Esse sujeitinho aí invadiu os camarins das pin-ups querendo desfilar na marra. Eu disse não, no ato. Mas a trupe dele é da pesada, integrada por gente (?) que vai do Popeye ao Superman, da Swat à... Ku Klux Klan! Tive de recuar, e propus então (com apoio da KKK) que ele passasse pó de arroz nas fuças e desfilasse de Michael Jackson. Nada feito também. Daí que o cara entrou na passarela desse jeito mesmo, e ainda fui obrigado a prometer que ele poderá desfilar de novo, vestido de baiana: Barakarajé Baianobama.

A Bettie Page dos pampas

A estréia de Bettie Page neste desfile só poderia mesmo ser dar através da Andrea De Godoy Neto. Se Bettie é uma das principais pin-ups de todos os tempos, Dea é uma das grandes divas gaúchas da blogosfera e do feicebuque. Na sua última visita ao Rio, fui testemunha ocular de sua popularidade entre a gauchada “carioca”. Estive com ela no Café Lamas, tomado por uma manada gaudéria que incluía gente que há muito tempo não entrava naquele tradicionalíssimo templo da boemia carioca. Lá estiveram, afundando o pé na melancia (não existe jaca no Rio Grande do Sul) aos goles de caipirinha de chimarrão, celebridades como Gisele Bündchen, Xuxa, Daiane dos Santos, Fernanda Lima e Isabelita dos Patins; os três últimos técnicos da Seleção Brasileira (Dunga, Mano Menezes e Felipão), além de Paulo Roberto Falcão e do grande João Saldanha; a dupla rancheira Ronaldinho & Renato Gaúcho; os compositores Lupicínio Rodrigues e Teixeirinha; o Barão de Mauá; os atores Paulo José, Glória Menezes, Paulo Cesar Pereio, Walmor Chagas, Lilian Lemmertz e sua filha Julia; os escritores Mario Quintana, Lya Luft, Caio Fernando Abreu, Moacyr Scliar, Érico Veríssimo e seu filho Luís Fernando; e os ex-presidentes Getúlio Vargas, João Goulart, Médici, Geisel e Costa e Silva – os três últimos, felizmente, barrados na porta por Leonel Brizola.
           Blog da Andrea: Olhar em versos e inversos

                                                                                                                         ------------------   Imagens fontes -------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------- .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  . 



A caneca favorita do Jesuíno .  .  .  . 

Marilyn Monroe não tinha muito crédito com o artista plástico e meu grande amigo Hélio Jesuíno. Mas Silvia Maria Camargo Rocha tinha crédito de sobra, tanto que ele jamais conseguiria pagá-lo, mesmo que tivesse a decência de não partir tão cedo. Eles tinham suas diferenças, como todo casal, mas tinham também, além de três filhos gente fina, um hábito que me causava inveja: era freqüente saírem para beber juntos. Às vezes com outras pessoas (inclusive comigo), às vezes só os dois. E varavam madrugadas consumindo álcool e fantasias, combustíveis indispensáveis para todos que como eles nasceram com a alma enluarada.

                                                                                ------------------   Imagens fontes ---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------- .  .  .  .  .  . .  .  .  .  .  .   .  .  .  


Parada na esquina .  .  .  .

Nina Rizzi está parada na esquina. A esquina não fica entre duas ruas. As ruas estão desertas, porque toda a cidade saiu de casa ao mesmo tempo. O tempo corre tão rápido quanto o espaço. O espaço não significa mais nada. Nada é tudo o que o mundo inteiro sabe agora. Agora ninguém tira os olhos da maldade. A maldade é doce e grudenta como melado. O melado escorre dos corpos assolados pelo verão. Um verão inclemente como a verdade. A verdade não passa de uma miragem. A miragem é Nina Rizzi, parada em todas as esquinas.
    Blog da Nina: Quandos

                                                                                                                                   ------------------   Imagens fontes -------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------- 


Angelina Jolie made in Cissa .  .  .  . 

Sofia Feijó não é menos bela que a mãe, Cissa. Só que ainda arranjou, não se sabe com quem, lábios tão carnudos como os da Angelina Jolie, porém mais delicados, e um par de olhos orientais que desorientam qualquer um que a encare. Fiquei sabendo do nascimento da Sofia na ocasião, mas só fui conhecê-la aos 6 anos. Temi alguma eventual hostilidade, afinal eu era o primeiro namorado da mãe desde que ela se separara do pai da Sofia. A menina não dizia nada, só mantinha aqueles olhões fixos em mim, me estudando. De repente, falou: “Quer ver a minha imitação de pulga?” E saiu pulando de quatro, mais para rã do que para pulga. E, pronto, fiquei amigo para sempre da pulga rã, que atualmente dá seus pulos na Áustria. Ou na Noruega, ou em Bornéu, ou em Madagascar, ou... sabe-se lá para onde pula uma sifonáptera batráquia.

                                                                                                          ------------------   Imagens fontes -----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------


             .  .   .   .    ..   .   .   Minha obra prima em 27º grau?       .  .  .                       .   .   .   .   .   .   .

Segundo acurada investigação que fiz na minha árvore genealógica, Patriccia Zamagna é de um ramo da família que eu não tenho a menor idéia em que galho fica. Ela disse que é minha prima (sabe-se lá em que grau longínquo), mas disse através do feicebuque, e o que é dito pelo FB não se escreve, né? Vai que o Zamagna dela não seja da Itália, mas do Paraguai... Bem, pouco importa. Mais vale um Zamagna falsificado que um legítimo Berlusconi. Além disso, a Patriccia parece ser uma grande pessoa, talvez do tamanho da Vênus de Milo. E com braços!
  ...      ------------------   Imagens fontes -------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------- .  .  .  .  .  .  .   .  . 


                                                                                                       .      .       .       .    .       .   .      .      .      Dada Jenny Paulla e Dada Jey Cassidy  .  .  .  .  .  . 

Jenny Paulla (à esquerda) e Jey Cassidy são frutos do neodadaismo fornicatório entre Jennyfer Galdino e, respectiva ou concomitantemente, o cantor Benito de Paula e o mocinho do cinema norte-americano Hopalong Cassidy. (O “L” dobrado de Paulla é uma homenagem de Jennyfer a Leuñub Siul, seu rinoceronte de estimação, cujo nome é uma inversão anagramática de Luis Buñuel, nome de seu diretor de cinema predileto.) Jennifer produziu dezenas de outras neodadafilhas, com parceiros os mais variados, tais como Pablo Picasso, Boris Karloff, Einstein, Chacrinha, Edgar Allan Poe, Muhammad Ali, Zé do Caixão, Don Quixote, Bento XVI e Tiririca. Infeliz ou felizmente, todas elas pereceram soterradas durante uma erupção vulcânica no sótão da Mansão Galdino, em Rio Grande, Missouri.

         Blog da Jenny Paula: Neodada.ismo         
         Blog da Jey Cassidy: Arque-tipos
                                 ------------------   Imagens fontes --------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

.
Pinapos do dia

O pinapário de Lord Rai .  .  .  .   . Maria Arlete Gonçalves, a Lelépida (à esquerda), e Shirley Fioretti são duas das pouco mais de duzentas pin-ups que integram a coleção particularíssima de Lord Raimundo Bandeira de Mello. Uma distinção e tanto, porque para o Rai não basta que uma mulher seja bonita e sensual, tampouco sensível e inteligente. É necessário bem mais: as eleitas precisam ser deusas – e com no mínimo cinco anos de experiência comprovada na carteira de trabalho. Exagero dele? Excentricidade? Frescura? Não, não e não. Várias décadas antes de partir há cerca de um ano, esse gentleman radical já sabia que só divindades poderiam freqüentar a simples porém aconchegante maloca que mandou construir em Passárgada, onde não é amigo do rei mas é “assim” com a rainha.

                                                                                        ------------------   Imagens fontes ------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------


 Friedrichantonio, o transformerista .  .  .  . 

Friedrichantonio transformaterializou-se durante a leitura da tradução alemã das obras completas de Marcantonio Costa por Friedrich Nietzsche, mais precisamente numa estrofe (abaixo) do poema Garten. Os dois já se conheciam fazia algum tempo, quando o poeta consultara o filósofo após tentar seguir, sem sucesso, a fórmula de evolução prevista em Also sprach Zarathustra: passar de camelo a leão e de leão a criança. “Meu problema – disse Marcantonio na ocasião – é iniciar o processo, porque o mais próximo de um camelo que consegui ser foi um tamanduá com bico de ornitorrinco”. “Você devia tentar prosseguir assim mesmo, meu rapaz.    Quem sabe não chegará a um resultado final até melhor?” – disse Nietzsche. “Ah, eu bem que tentei – disse, desolado, o poeta – e de tamandurrinco passei a texugo e de texugo a uma barbie.” “Eureka!” – exclamou, com falso entusiasmo, o filósofo, e ato contínuo entregou a Marcantonio um cartão de visita no qual se lia: “Sigmund Freud – PSICANALISTA”.
A estrofe de Garten que gerou Friedrichantonio:   .     .    
Ein Novum:
Der neue Architekt (die den alten Stil hasst
Und in einem Manifest gegen die Tradition
Daedalos schickte die zehn Finger in den Arsch schieben)
Phlegmatiker ist die Gestaltung ein Labyrinth gewidmet
Von Hecken
Die, wenn sie genau, wird als sapo springen
In die Freiheit.

Tradução:
Uma novidade:
O novo arquiteto (que detesta o estilo antigo
E num manifesto contra a tradição
Mandou Dédalos enfiar os dez dedos no cu)
Dedica-se fleumático a projetar um labirinto
De cercas vivas
Do qual, se preciso, pulará como um sapo
Para a liberdade.
        
           Link do poema do Marcantonio: Drei Gedichte Oktober
           Blog do FredrichantonioTemporäre Blaue

              ------------------   Imagens fontes --------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------- .  .  .  .  .  .  .  .  .  

38 comentários:

Unknown disse...

que me perdoem as pinups lindas, mas o her Mercantonio arrasou, rs,rs,


abraço

Primeira Pessoa disse...

a nina ficou ótima... a dea, também.
agora, a primeira... meu zizuis... que mulata!

Carla Diacov disse...

Mas é um besta mesmo! ahahahaha
beijo, tonto!

Tania regina Contreiras disse...


Ah, a Nina tá show, mas, seguindo Assis, Marcantônio arrasou mesmo!!!!! :-)

Beijos,

Aline Chaves disse...

Todas lindas, Tuca! O transformerista tá fantástico! Mas o melhor de todos é a bailarina que abre o post...

Beijos

Aloisio Trobinski disse...

Cada mulherão!!!
E os textos estão impagáveis, Tuca!

Rindo de nervoso... ainda disse...

Lamento dizer. Gostar, gostei. E muito. Mas, ficou um travo na dentadura, como um Corega retórico.
Explico-me: faltou expor do poeta as verdadeiras voluptuosas formas; e de uma dentre as belas moças, que a ética me impede revelar qual, ambicionei ver o bigode.

Tutuca querido, você obrou lindamente.

Tuca Zamagna disse...

Poxa, Paulinho, achei que esse baita gogó fálico do Marcantonio já lhe satisfizesse...

Joelma B. disse...

Muito legal!!

Adorei a Nina e o Marcantonio!!

beijo!

Lina Mendes disse...

Cada dia melhores, Tuquinha.
Parabéns querido.

Andrea de Godoy Neto disse...

Tuquinha, adorei todos!
sabe que meu apelido no trabalho é betty? :)))

aber, Herr Marcantonio es ist wunderbar. Sehr, sehr shön.


ah, e que moça maismais linda é a Sofia!

beijos

Betina Moraes disse...

HAHAHAHA
eu sou fã!

genial, Tuca1

sempre destaco os textos, sempre! você é muito bom no que escreve e muito criativo no que faz. resultado: maravilha!!!!

um beijo.

Maria Janice disse...

Eu não sei se me encanto mais pelo resultado da obra, pelos objetos das obras, pelo autor em sua sagacidade, talento e inteligência ou se me apaixono por todos e tudo ao mesmo tempo.
Incrível tu Tuquinha, e as pins e os pins, antes de encarnar uma/um, me põem curiosa delas/deles!

Beijo pra ti e para todos e todas da passarela!

Marcantonio disse...

Fossem gravadas as minhas risadas e eu pudesse postá-las na forma de comentário! Nossa, isso ficou bom demais, todos. Mas a imagem e o texto (!) sobre a Nina ficaram incríveis. Verdade que o Fredrichantonio não fica atrás (como é que você faz essas associações?!), rs. E ainda bem que foi preservado esse meu olhar ao longe, profundo e perquiridor, que nem mesmo o Nietzsche tinha (quem repararia no olhar dele, considerando-se o alcance de seu bigode?). Ainda bem que costumo citar Nietzsche, o que resultaria aqui se minha preferência fosse por Sartre ou Sócrates, por exemplo?

Trabalho fantástico essa série. Coisa de zelo e paciência extremosos. Tal paciência talvez só tenha precedentes entre os monges copistas da Idade Média, que deviam ser grandes onanistas.

Em tempo: nada entendo da língua alemã, essa tradução é mesmo confiável?

Abração.

Unknown disse...

Quem me garante que vc é o Zamagna made in China? Sou uma legítima Zamagna e o meu tataratataratataratataravô deu nome a uma praça em Roma. Adorei todos mas o meu ficou SHOW! Valeu meu primo de 27º!!!!!

Márcia Luz disse...

Era pra eu concordar com o Assis Freitas, mas quem está arrasando mesmo é você, Tuca. Está super!!!

Daniela Delias disse...

Amei!!! O Marcantonio tá demais rsrs...

Beijos, Tuca.

P.S. Os textos, como sempre, G-E-N-I-A-I-S!!!

Jaime Guimarães disse...

Tuca, sensacional! As pin-ups estão ótimas ( e ainda bem que você barrou a entrada daquele bicão funk soul brother de meia tigela) e os textos, incríveis!

Um abraço!

Jey Cassidy disse...

Tuquinha,

seu gênio! eu to muito dyva-phiníssima!
mas o marco antônio é insuperável !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
E o Cassidy pode até ser até ser até ser - mas pensa no Neal ;)
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
bjão

Wilson Caritta disse...

Rapaz!!... Eternizou sorrisos por aqui, meu voto fica com Nina Rizzi, mas suas sutilezas apresenta a todos por ângulos artísticos sofisticados, parabéns e grato pelos sorrisos.. !!!!!!!!!!!!!! kkkk rs

Anônimo disse...

Tô amando esse desfile!!!delícia mesmo! irreverência, inteligência arguta, senso de humor sofisticado de sobra!!!bj

Tuca Zamagna disse...

Suspeito que esse Anônimo seja a Zô Abdala, a Zeza Pasti ou a Maria Lelépida que vivem tomando coça do blogger...

Se não sabem onde escrever o nome, assinem, meninas!

Antonio Alves disse...

Tudo sensacional, Tuca! As montagens criativas, os textos e o capricho na diagramação. As mulheres estão lindas, mas o Frederichantonio é uma obra prima!

Abraço

Unknown disse...

Tutuca querido!!
Não tinha visto o texto até ver o link que vc mandou para minha mãe.
Que lindo! Agradeço sempre pela oportunidade que a vida nos deu de nos tornarmos pai e filha! Obrigada por sempre colocar tanto carinho nas palavras que vc dedica a mim. Te amo de montes!!! Beijos

Frederica disse...

Ótimo, Tuca, como todos os outros posts das pinups. Sua amiga Nina ficou incrível como a Mulata Grande do Carybé. E transformer poeta filósofo, genial, imagem e texto.
Bjs

Marcel Zaner disse...

Demais esse desfile, Tuca! Muito lindas as suas amigas, principalmente a nossa Yula, com um ar de puro mistério e sensualidade. Que trabalheira essas duas Jennifer Lopes com Cary Grant, hein!

Abração

tonholiveira disse...



Oba! Ei de amar!

Se é pra Obamar, ObAMEI!

O resto?

MAR av ilhas!

Pi-nupiadas do TUCÂO!

:o)

Zeza Pasti disse...

Como sempre, criativo, inteligente, mais do que bem humorado... adorei o desfile...E... queridooooo, dessa vez não vou errar, e não fui eu que não assinei o comentário, viu??? Beijos saudosos!!!! E... só prá garantir, vou assinar: Maria José Zeza Pasti

alp disse...

jejeje, me ha gustado mucho..un beso desde Murcia...

silvia maria camargo rocha disse...

Tutuca,
que diversão gostosa essa passarela!
Na sua tagarelice traz detalhes de quem vc conhece e gosta!
(ainda bem que a caneca favorita só saiu em 2013 e cheia de créditos!!!)
Quanto a inveja ele cantava essa pérola sempre, bingo prá vc!
Me ADOREI...
Manda + gente colada divertida.
Grande beijo.
Silvia Maria Camargo Rocha

Regina Lemos disse...

Você não existe, Tuca. Que maravilha esse desfile! Quase me faz voltar atrás em minha decisão de não aceitar participar dele, mas... minha timidez é maior que o meu desejo de estar nesse passarela. Beijos

Wilden Barreiro disse...

é Nina, Jenny e Andrea, e não tem pra mais ninguém!
se bem que o Marcantonio está uma máquina bem gostosinha...

Celinha H disse...

Muito legal, Tuca. Tudo lindo, tudo muito criativo e engraçado. Sobre as imagens, como bem disse o Marcantonio, é "coisa de zelo e paciência extremosos".

Beijos

Deco disse...

Excelente esse desfile, não sei como você consegue manter a alta média de qualidade dos anteriores. A Nina Rizzi deu a beleza que faltava ao quadro do Carybé. Cá pra nós, a mulata do original é feia de doer!

Bípede Falante disse...

Pois em mais um ataque de narcisismo, voto em mim para a rainha das pins e no Marcantonio para o rei rsrs
Tuca, você está ficando cada vez melhor. Além do efeito ser fascinante, a sua ideia é genial.
Você é :)
Beijoss

Unknown disse...

Excelente todas a pin-ups e os textos, mas o Friederichantonio é de fato um caso à parte.

Vou lá nas postagens anteriores pra conferir se a Bípede Falante é isso tudo mesmo que alardeia...

Abraço

Monsterchen disse...

hahaha como me ha encantado el post!!!

Suzana Guimarães disse...


Teu olhar sensual sobre estas mulheres sensuais... adorei!

Suzana Guimarães, a Lily