domingo, 2 de maio de 2010

Ovos coloridos como olhos

.

.

0V0S C0L0RID0S

.

Ancorado no cais do balcão, Mané pediu mais uma pinga. Olhou para fora do boteco, ao perceber de soslaio uma mulher que passava. “Era ela, eu sei que era ela, aquela galinha!”

.

Virou a pinga, depois o corpo, para cuspir no chão o travo amargo da aguardente ruim. Desequilibrou-se, e teria caído, não fora agarrar-se ao pescoço de um gordo a seu lado. “Foi mal, balofo, foi mal. Culpa dela, daquela galinha que sempre quer me derrubar, balofo.” O gordo balançou a cabeça, concordando, fosse lá com o que fosse.

.

Mané pediu outra dose, e um tira-gosto, o único que restava nas vitrines do boteco: ovos cozidos coloridos – rosa, azul e cor de casca de cebola. Serviram-lhe um prato com três, um de cada cor. Pegou o rosa e começou a descascá-lo. “Ovo rosa é o único que presta, os outros dois têm cheiro e gosto de toalha muito usada.” O gordo concordou.

.

De repente, Mané assustou-se e largou o ovo, recuando e caindo sobre as pessoas sentadas à única mesa do pé-sujo. Elas o ampararam, botaram-no na vertical e o escoraram até que ele criasse raízes para manter-se de pé por si mesmo. Continuava assustado, olhando para o ovo semi-descascado, e agora acusando-o: “É ela, é aquela galinha!”

.

O gordo resolveu falar, embarcando no delírio do Mané, para amenizar o clima: “Não é ela, não, parceiro. Isso é só um pinto.” Mané pediu a saideira, que virou a jato, e pagou a conta. “Pois é, é um pinto... um dos muitos pintos que aquela galinha choca!”

.

E zarpou do boteco, cambaleante, cantarolando sua versão paranóica de Sarará crioulo: “Os teus ovos coloridos/ Me fazem refletir/ Tu está sempre na minha/ E não posso mais fugir...”

.

Nota: Olhos coloridos (mais conhecida como Sarará crioulo), mega-sucesso de Sandra de Sá, é de autoria do Macau. Nesta terça, 4 de maio, à meia-noite, o compositor e cantor apresenta esta e outras jóias de seu repertório na MELT, acompanhado de uma banda da pesada e sob a direção de sua fã no 1, a própria Sandra de Sá.

.

3 comentários:

Simone disse...

Tuca ..
a foto é ótima. Se o sol não Raísse no meu dia...eu não sei o que seria...lará lá lará lará....

Olha esse mané, não é só mané não. ele é um chato!
Coitado do gordinho!
beijo
S.

Cris Valente disse...

Hilário o conto, Tuca. No pé sujo aqui da minha rua, tem um bebum bem assim, cai em cima de todo mundo. Esse aí pelo menos tem bom gosto, adoro Olhos Coloridos! Bj

Lupe disse...

Uau, que olhar sensual é esse, Tuca!