sábado, 6 de fevereiro de 2010

A Genética em Marcha

.



. . . . . . . . . . . . . . . . . . . Prof. Edson Rocha Braga



Tirante a Astrologia, a Genética é o ramo da ciência que maiores benefícios deverá trazer à Humanidade em futuro próximo, possibilitando inclusive o Fim da Fome.
.
Através dos cruzamentos e seleções genéticas, novas formas maravilhosas de vida animal e vegetal têm sido criadas ao longo das eras pelo Homem, tais como o trigo, o milho-verde, o catatau-marinho, o beija-fruta e o ornitorrinco (pato+cão+piabanha).

Uma equipe de biólogos da Universidade de Palo Seco vem se destacando particularmente nesse setor, desenvolvendo novos experimentos em favor da produtividade agropecuária. Mas isso tem sido conseguido à custa de muito labor, estudo e abnegação, mormente em razão de eventuais e inevitáveis malogros. Recorde-se, por exemplo, a experiência intitulada Cenouralha de Dupla Função - CDF.

Cruzando cenouras com bertalhas, pretendiam os pesquisadores de Palo Seco obter uma planta híbrida da qual tanto a raiz (cenoura) quanto as folhas (bertalha) pudessem ser utilizadas como alimento para seres humanos adultos, de ambos os sexos. Após seis anos de exaustivos testes no laboratório e no canteiro cedido por um dentista amigo da ciência, conseguiu-se fazer germinar uma semente híbrida.

Animados com o sucesso, os pesquisadores fundaram uma Associação Rural e adquiriram um terreno de 38 hectares nas encostas de Sierra Madre, México, onde iniciaram imediatamente a plantação de 6 milhões de sementes híbridas.

Seis meses mais tarde, a plantação se apresentava fértil e verdejante, constatando-se, porém, a ocorrência de um imprevisto: todas as plantas eram bertouras, ou seja, tinham folhas de cenoura e raízes de bertalha, mostrando-se assim impróprias para o consumo de homens e mulheres.

Os cientistas, porém, não desanimaram. Seus esforços prosseguem.
.

3 comentários:

Roberto Meneses disse...

Impagável como sempre, o Prof. Braga! Mais! Mais!!

Luís Paulo Quintela disse...

Bom demais!
"Os cientistas, porém, não desanimaram. seus esforços prosseguem."... A ironia do Prof. Braga é um alfinete do tamanho de uma lança!

Tuca Zamagna disse...

Virá mais, pode esperar,Roberto.

Essa ironia fina e contundente, Luís Paulo, você encontra em todas as onisciências do Prof. Rocha Braga. O cara não dá trégua às sandices do ser humano.