sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

O Motoperpétuopétuop

¨
Este é o primeiro de 1.001,07 tópicos de uma série que pretendo postar inteira aqui, no máximo até a segunda quinzena de maio de 2052:
¨

¨
Obra-prima de um dos 17 mais geniais escritores, artistas plásticos, overloquistas e plantadores de boatos da família Braga (de Cachoeiro de Itapemirim - ES). Trata-se de ninguém menos, talvez mais que o¨
¨



¨. . . . . .. . . . . . . . .. . . . .. . . . .. . . . . Prof. Edson Rocha Braga

¨
O Motoperpétuopétuop foi inventado em 1942 em Barcelona, por Abdelkader Ofkir, refugiado marroquino de apenas 67 anos. O engenho conjugava: oito sistemas de roldanas fixas e três móveis; quatro alavancas e outros tantos pontos de apoio; dezoito molas espiraladas, uma bomba hidráulica; um par de elásticos; seis rodas dentadas; e uma manivela. Girada esta, o aparelho acrescentava meio erg ao impulso inicial. Daí para a frente, ia sempre num crescendo.

Três anos mais tarde, Abdelkader foi preso em Marrakesh por tráfego de fluência, estando até hoje desaparecido.

Quanto ao Motoperpétuoooo, continua passando de mãos em mãos, na clandestinidade, a uma velocidade incontrolável mas ainda pouco superior a uma vez e meia a da luz.
¨

2 comentários:

Anônimo disse...

porque ao alcance de todOs? porque não "todas(OS)" ?
enquanto mulher deixo aqui o meu protesto.

Nem no anonimato temos direito à opção pelo feminino.

Isso tem que acabar!!!!

Tuca Zamagna disse...

Tô com você, discriminada Anônima, e não abro. Nem a braguilha! Que vocês da Feia (Federação das Enjeitadas Intoleráveis Anônimas)são todas iguais: querem colher pemba plantando velcro!